Pular para o conteúdo principal

Agroecologia, produção de mudas nativas e consultorias

AGROECOLOGIA

A agroecologia e uma abordagem da permacultura que trata dos aspectos produtivos e da sustentabilidade ecologica do sistema de produção, assim como dos aspectos socioeconômicos nela envolvidos, através da valorização da mão de obra familiar e de um sistema de produção integrado e diversificado. A agroecologia visa, o equilíbrio ambiental, a autonomia do pequeno produtor e a qualidade final do alimento

AGROFLORESTA
O sitio vem trabalhando com sistemas agroflorestais desde 2002, quando a primeira área foi implantada.
A Agrofloresta consiste em uma técnica de plantio consociado de várias espécies, nativas e exóticas, de potencial alimentar (frutas, forragens, raízes, legumes e verduras, incluindo os cultivares mais comuns na região, como inhame, aipim, milho, entre outras); madeireiro, melífero e medicinal, e espécies enriquecedoras do solo, como gramíneas e leguminosas, que possuem uma associação com bactérias (Rhizobiaceae e cianobactérias), responsáveis pela quebra do nitrogênio em nitrato (NO3), e amônia (NH4+), que absorvidos pelas plantas, irão fazer parte estrutura de aminoácidos, proteínas, nucleotídeos, ácidos nucléicos e algumas vitaminas, participando assim de sua nutrição.

O sistema agroflorestal (SAF), visa a “policultura” e o enriquecimento do solo através da biomassa verde produzida na própria área de cultivo. O solo permanece sempre coberto, diminuindo a ação erosiva da chuva. Através da “policultura” e do manejo adequado do solo, é possível produzir plantas saudáveis e bem nutridas, dispensando, assim o uso de agrotóxicos. Neste sistema há uma observação dos fatores bióticos e abióticos que interagem nas florestas tropicais, procurando, “imitar” sua estratificação (ervas, sub-arbustos, arbustos e árvores), assim como a sucessão natural e a necessidade climática e nutricional de cada planta.

Através deste sistema é possível, cultivar uma grande gama de alimentos, durante todo o ano (potencialização e diversificação agrícola), sem contaminar o solo, a água e o homem com os resíduos químicos presentes na agricultura convencional, e ainda, recuperar áreas degradadas, onde o solo encontra-se desgastado, restabelecendo sua comunidade biótica. O SAF contribui para a biodiversidade e cumpre diversos papéis para a sustentabilidade ambiental e social: mantém o equilíbrio do ecossistema através de diversas interações ecológicas, implicando em riscos sociais e econômicos menores que a monocultura. Neste sistema o gasto do produtor é concentrado principalmente no primeiro ano, com o passar do tempo e a dinâmica ambiental favorece a produção que passa a requer um menor custo de manutenção. Para este tipo de trabalho, torna-se importante à união conhecimento população local com o conhecimento cientifico em prol da conservação do meio ambiente.
Atualmente contamos com algumas áreas implantadas com sistemas agroflorestais, de onde pretendemos retirar alimento para a casa e para parte da produção de conservas.

Estamos ampliando o plantio de mudas frutíferas para a produção de geléias como Mexerica, jabuticaba e amora.

Para visualizar parte dos dados da monografia da aluna de graduação, Isabel Gomes, desenvolvida pelo Departamento de Geografia da UERJ, sob orientação da professora Doutora Ana Valéria Bertolino e do professor doutor Luiz Carlos Bertolino:
 http://www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos_completos/eixo7/013.pdf

Agrofloresta 1

Preparo da área (pasto)


Preparo do solo e plantio de sementes e mudas

área  plantada com milho, aipim, girassol, adubação verde etc..

Area em desenvolvimento - Observa-se um tiê sangue


Bananas plantadas na área

árvores em pleno desenvolvimento

Área em pleno desenvolvimento

Agrofloresta

Area 2













Plantio de amendoim forrageiro para segurar barranco

PRODUÇÃO DE MUDAS DA MATA ATLANTICA

O sítio possui um horto para a produção de mudas nativas, realizadas a partir da colheita de sementes in-situ, com todo o cuidado para manter a variabilidade genética.

As mudas são destinadas ao plantio os sistemas agroflorestais, à áreas de reflorestamento de encosta (no próprio sítio) e à venda.


Construção do novo horto de mudas floretais

Mudinhas brotando na areia de
onde serão transplantadas
CONSULTORIA EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS, REFLORESTAMENTOS E TERMOS DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

O Sítio Abaetetuba conta com uma equipe especializada, na elaboração de termos de ajustamento de conduta, recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais.

Nossa equipe multidisciplinar conta com 4 biólogos (especializados em diversas áreas de atuacão), um agrônomo e um advogado especializado em meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo