"O melhor da gastronomia embalado para viagem."

... Cozinhar é também fazer poesia. É abrir ouvidos, olhos, boca e nariz para perceber o que faz sentido entre temperos e medidas. É entrar neste estado de coisas latentes e cavar o silêncio....
Juliana Venturelli

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Classificaçao de alimento artesanal segundo a PORTARIA CVS - 5, DE 12/5/2005


 
Casca de laranja para cristalizar

Como deve ser produzido o alimento artesanal?

O alimento artesanal de origem vegetal é produzido com características tradicionais,culturais ou regionais e em conformidade com padrões de identidade e qualidade estabelecido nas legislações de alimentos e aditivos.

O que é o alimento artesanal?

O Alimento artesanal deve ter características tradicionais, culturais ou Regionais: sendo oriundos de processos de elaboração de alimentos que se transmitem de geração em geração, conforme a tradição cultural, ou que utilizam matérias primas produzidas na região.

Foto do blog cozinha é poesia:
beliscões de goiaba

Fonte:
Categoria de produtos que podem ser considerados artesanais:

Alimentos congelados; amidos e féculas; balas,bombons e similares; biscoitos e bolachas; cafés;cereais e derivados; chás, erva mate, composto de erva, mate; doces; especiarias, tempero, condimentos, preparados, coloríficos, preparações e produtos para tempero a base de sal; farinhas; frutas e vegetais dessecados; frutas em conserva; gelados comestíveis; geléias de frutas; massas; pães; pastas e patês, vegetais; misturas para o preparo de alimentos;chocolate; produtos de coco; produtos de confeitaria ;produtos de soja; produtos de tomate; salgadinhos; sementes oleaginosas; sobremesas; sopas; vegetais em conserva.






Por: William Cesar Latorre

Centro de Vigilância Sanitária
Secretaria de Estado da Saúde
http://www.cvs.saude.sp.gov.br/
Alimentos@cvs.saude.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário