Pular para o conteúdo principal

Trajédia na região serrana não atinge Lumiar




Caros Amigos,
Bom dia.
Devido a pré-ocupação de nossos amigos e clientes devido a catástrofe que atingiu a região serrana, estou escrevendo esta nota para que fiquem tranquilos.
Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança ficaram intactos....
Nós estamos todos bem, assim como nossos amigos também.
Apesar de termos sobrevivido a tragédia estamos de Luto. Uma tristeza profunda nos assola.
Profissionalmente continuamos com as atividades da agroindustria Mistura fina, apesar da escacês de matéria prima e das altas de preço, estamos conseguindo manter a produção.
As atividades de cursos no Sitio Abaetetuba estão suspensas temporariamente, porém, os cursos e workshops podem ser ministrados em outras localidades, caso haja interesse.
Muito obrigada pela atenção e pré-ocupação de todos
Um abraço
Marta de Abranches


                                   
                                        Abril de 2009 - Vista aérea do centro de Nova Friburgo - RJ,
                                                      antes da tragédia das chuvas        
                                                     Fonte : http://acervonovafriburgo.blogspot.com
Lumiar após as chuvas - A Voz da Serra (Jornal Local)
Matéria divulgada na edição 19/01, do jornal friburguense A Voz da Serra, sobre Lumiar e região durante e após a tragédia em Nova Friburgo:
"Lumiar e São Pedro da Serra, quinto e o sétimo distritos de Nova Friburgo foram duas localidades que sofreram poucas consequências das chuvas da última semana, se comparadas ao restante da região serrana. Os telefones ficaram sem funcionar entre a madrugada de quarta-feira, 12, e a terça-feira, 18. O mesmo se deu com o fornecimento de energia elétrica, que só foi restabelecido no domingo, 16, à tarde.
O acesso à Nova Friburgo também esteve prejudicado, enquanto a Estrada Serramar não teve grandes problemas. Na estrada entre Lumiar e São Pedro da Serra, na altura da localidade de Benfica, aconteceu um pequeno deslizamento, situação que pode se agravar se não forem tomadas as providências necessárias, de acordo com o engenheiro civil Carlos Pinto, morador de São Pedro. Uma equipe da Defesa Civil está baseada no local, de onde sai para fazer patrulhas.
Além disto, o que aconteceu foi uma grande alteração na vida diária dos moradores, que foram obrigados a mudar de hábitos. A procura por velas e pilhas foi grande, em parte suprida por Casimiro de Abreu, onde se chegava com relativa facilidade, quando se tinha meio próprio de transporte. Sem luz, sem telefone, sem ônibus e praticamente sem ligação com Nova Friburgo, parte da população de Lumiar passou a se encontrar periodicamente na praça Carlos Maria Marchon, onde dois bares usavam geradores de energia e tinham televisões que transmitiam os noticiários.
Nesses encontros havia também troca de informações conseguidas através do rádio. Uma curiosidade é que os aparelhos de rádio passaram a funcionar muito melhor, na falta de artefatos elétricos. Embora esses encontros tenham acontecido, cada vez com mais gente – especialmente na sexta-feira, 14, quando foi ao ar o último capítulo da novela Passione, da TV Globo –, não havia aí qualquer caráter festivo. Ao contrário, o sentimento generalizado era de sofrimento, com grande ansiedade por notícias de parentes, amigos e conhecidos.
Em função do pesar foram suspensas as festividades que aconteceriam na próxima quinta-feira, 20, em comemoração aos 120 anos de Lumiar, organizadas pela Igreja Católica. Apenas foram mantidas as missas programadas e a procissão, esta se não chover, depois da última missa, das 18h. Da mesma maneira, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense cancelou a primeira apresentação da banda reorganizada, que aconteceria no sábado, 22.
O posto de saúde de Lumiar esteve funcionando em regime especial, atendendo sem interrupção, desde sábado, 15, até a manhã da terça-feira, 18, com dois médicos da PM, que chegavam ao campo de futebol em helicópteros. A partir da quarta-feira, 19, volta ao funcionamento normal, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h.
As igrejas Católica e Presbiteriana estão recolhendo donativos para as vítimas das chuvas."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo