Pular para o conteúdo principal

Porcos do Sitio Abaetetuba - Segunda experiencia...

A primeira experiencia com porcos no Sitio foi há uns dois anos.
Soltamos 2 animais em uma área cercada por cerca elétrica. A área estava coberta de braquiária, uma gramínea usada em pastos que é terrível de ser capinada.
Os porcos corriam livres e brincavam o dia inteiro.
Foi uma experiência muito interessante, mas as fezes provocavam mal cheiro e devido a proximidade do chiqueiro da casa, o esquema se mostrou falho.

Flor da berinjela



Berinjela

Após alguns dias os porcos arrancaram a braquiária e reviraram o terreno. Neste terreno plantou-se berinjela, pimenta e apim.
Após prepararem uma parte do terreno os porcos foram mudados para outro piquete, e assim por diante.
Os porcos deixaram a terra pronta para ser usada, revirada e estercada. O único trabalho foi acertar os buracos e espalhar a terra de forma homogênea.
A berinjela colhida no local foi usada na agroindústria, parte foi vendida na feira orgânica e parte foi doada na época da catástrofe, pois a produção foi enorme e surpreendente...
A pimenta está sendo usada na elaboração de geléia de abacaxi com pimenta. O aipim está sendo vendido para o “Cultivar orgânico”, que faz biscoitos e brownies orgânicos sem glúten e sem lactose. Parte do aipim é utilizado na casa e parte é utilizado para fazer farinha para o consumo interno.

Farinha do Sítio Abetetetuba



Pé de pimenta dedo de moça

Atualmente os porcos do Sítio Abaetetuba vivem em um chiqueiro, forrado de serragem. A serragem evita o mau cheiro.
O único problema da serragem é que deixa a pele dos animais um pouco ressecada e quebradiça.
Os porcos tem como natureza ficar em lugares úmidos e sentem falta disso.
Percebendo esta carência começamos a borrifar água no chiqueiro uma vez por dia, no horário mais quente.
Borrifar um pouco de água na serragem e nos porcos também. Eles adoram.
Atualmente estamos criando duas raças de porco. O porco doméstico e o "javaporco", uma mistura de javali com porco doméstico.
O "javaporco", demora mais para engordar, mas tem uma carne mais magra, com uma camada menor de gordura por cima.

Porco doméstico castrado

Javaporco

A alimentação do animais é basicamente coisas da horta, e da roça do nosso vizinho, com o qual fazemos sociedade na criação.
Eles se alimentam de aipim cozido, milho, banana, banana verde cozida, restos de comida, folhas, soro de leite e o que mais aparecer.
É utilizado farelo de trigo em pequenas proporções para misturar a "lavagem" (nome dado a mistura de comidas dada aos porcos).

o esterco do porco composta e vira adubo para as frutíferas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo