"O melhor da gastronomia embalado para viagem."

... Cozinhar é também fazer poesia. É abrir ouvidos, olhos, boca e nariz para perceber o que faz sentido entre temperos e medidas. É entrar neste estado de coisas latentes e cavar o silêncio....
Juliana Venturelli

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Processamento da mussarela

Criação de búfalo para a produção e mussarela

Reportagem sobre a criação de búfalo aponta as vantagens do búfalo sobre o gado:




Queijo Gruyière

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berne.
Uma das caracteristicas do queijo gruyère é a de possuir buracos embora estes sejam menores e em menor quantidade do que no queijo Emmenthal. O Gruyère é copiado por todo o mundo e por vezes é comercializado sob a forma de pasta fundida (esta sem os caracteristicos buracos). O sabor do Gruière é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a nozes.



Fonte: Youtube: Mundo S.A


O mineiro e o queijo - Trailer do filme

Estamos esperando ansiosamente para assitir ao filme "O mineiro e o queijo".
Por enquanto temos que nos contetar com o trailer.
Muito interessante..

Demonstração do processo e defumação usando defumador industrial

Esta receita vinculada pela TV lash também pode ser feita no defumador caseiro.



Linguiça tradicional de Morteau - Globo Rural

Documentário sobre a linguiça de Morteau, que acompanha a produção e a defumação tradicional do embutido característico das montanhas da Franca.
Fantástico!!!





Fonte: Youtube - Globo Rural

Defumação - Como transformar a sua churrasqueira em um defumador

Coletânea de filmes muito bons sobre o processo de defumação feito na churrasqueira...
O profeseor Renato Ferraris ensina passo a passo como defumar um pernil em casa.
Vale à pena conferir. Para iniciar o processo de defumação em casa é necessário assitir todos os vídeos.







O tempero que feito pelo Renatão é o tradicional Alho, cebola, cheiro verde, sal de cura, vinagre e vinho.Usar 2 cabeças de alho, 1 cebola grande, cheiro verde a gosto, vinagre e meio copo de vinho branco seco. Bater  no liquidificador.(Reserve uma das cabeças de alho). Fazer furos na Paleta com uma faca de ponta boa e introduzir dentes de alho na carne. Reservar um saco plástico , coloar a Paleta dentro e despejar o tempero. Fechar bem o saco plástico e reservar na geladeira por 48 horas antes de fazer o processo de defumação. 




Como usar a sua churrasqueira de tijolinhos e fazer um defumador extremamente eficaz e continuar tendo a churrasqueira sem alterações. Assista também o vídeo DEFUMADOR e veja as alterações e evolução. Super simples e prático:



Fonte: Youtube - Professor Renato Ferraris



Como produzir presunto defumado

Segue uma reportagem muito interessante sobre o processamento de presunto defumado:




Fonte: Globo rural