Pular para o conteúdo principal

Compostagem



Caros Amigos do Sítio Abaetetuba,
Bom dia!
Seguem algumas fotos da compostagem do Sítio. São dois compartimentos  impermeáveis, feitos com a técnica de ferrocimento (tela de galinheiro e cimento).
Colocamos o composto em um dos compartimentos e deixamos o outro descompor e virar adubo, sempre alternando.
Embaixo de cada compartimento tem um furo para que o chorume (liquido proveniente do composto orgânico) saia.




Compostagem - local onde colocamos restos vegetais
e de comida para virar adubo

A compostagem em decomposição

Aqui pode-se observar a compostagem em decomposição. Para cada camada de lixo orgânico que adicionamos adicionamos também palha, ou folhas secas.
Neste composto pude notar a presença de muitas formigas, o que significa que o composto está muito seco.
Foi necessário molha-lo.
Quando mudar de estágio e estiver mais decomposto e úmido vou adicionar as minhocas. Se colocar as minhocas agora elas provavelmente serão predadas pela grande quantidade de formigas presentes.
Quanto tiver com as minhocas deve-se manter sempre úmido.
io
O chorume saiu por baixo do compartimento
da compostagem.


O chorume saiu por baixo do compartimento da compostagem. A água do chorume era escura e rica em nutrientes porém sem cheiro.
Utilizei esta água para colocar no pomar das goiabeiras.



Pomar das goiabeiras
Tem um outro tipo de composto que fazemos. Este é líquido. Colocamos água em uma caixa d'agua e adicionamos esterco, xixi de vaca, soro de leite, e um composto pronto que possui algumas bactérias para acelerar o processo de fermentação e até peixe morto!
Retiramos o que vamos utilizar nas plantações e diluímos em água antes de aplicar.
O que resta na caixa d'agua adicionamos mais água e deixamos fermentar mais tempo.
Este é o composto líquido que utilizamos nas plantas.
Utilizamos como adubo folhear.

O composto fica protegido da chuva para
não transbordar. A lona preta auxilia o processo
 de fermentação nos dias quentes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo