Pular para o conteúdo principal

Pão Italiano


Oi Pessoal,
Bom dia.
Trouxe uma receita nova para compartilhar com vocês.
É a receita do pão italiano. Uma delícia...
Fica muito bom para comer com fondue...
Se preferir pode comprar o pão pronto.
Para o fondue pode-se cortar em quadradinhos ou cortar um quadrado no centro do pão seguindo a marca dele. Retirar todo o miolo em pedaços pequenos, sem amassar.
Deixar o pão oco e levar ao forno até ficar crocante.
Retirar e deixar esfriar.
Colocar o fondue de queijo já quente dentro dele e servir com o miolo do pão.
Para um fondue de queijo simples e delicioso derreta 1 copo de requeijão cremoso com 1 triangulo de gorgonzola e um pouquinho de leite em fogo baixo. Deixe engrossar.
Coloque dentro do pão italiano e sirva. O efeito é ótimo. As visitas adoooram!

Segue a receita:

Ingredientes
100 g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara de chá de água morna (não quente para não matar o fermento biológico)
1 kg de farinha de trigo
2 ovos grandes
2 colheres de sopa de margarina
1 copo de requeijão de leite morno (mais ou menos)
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar

Modo de fazer:
Junte os três primeiros ingredientes, mexendo até dissolver.
Tampe e deixe crescer por 15 minutos.
Misture o leite, a margarina, os ovos e a farinha de trigo peneirada aos poucos, incorporando sempre com a colher de pau.
Amasse bem até a massa ficar elástica. Faça uma bola e deixe descansar em uma bacia.
Faça uma bolinha da massa e coloque em um copo de água.
Enrole a bacia com uma toalha de mesa grossa para acelerar o crescimento.
Se estiver um dia frio, coloque a massa para crescer sobre uma panela com água quente.
Quando a bolinha que estiver no copo de água subir, está no hora de dividir a massa em 2 pães, sem apertar muito, e colocar em assadeira untada.
Cobrir novamente e deixar crescer por 1 hora e 15 minutos.
Marcar o quadrado no pão com o auxilio de uma faca.
Pré aquecer o forno e assar em forno alto por 5 minutos. Reduzir a temperatura e assar por 30 minutos ou até dourar em forno médio.
Retirar os pães da assadeira e deixar esfriar, ou comer quente com manteiga....rs...


Obs: Se quiser que o pão fique com a casca bem grossa, pincele azeite sobre ele antes de levar ao forno e coloque um tabuleiro com água na parte inferior do forno para formar vapor. Isso ajudará na formação da casca.



Comentários

  1. Adorei a receita do pão italiano. Gostaria de fazer porem não entendi o 1o.passo que é misturar os 3 primeiros ingredientes: 100g farinha de trigo, 2 tabletes de fermento e 1k de farinha de trigo. É isso mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe.. vc deve misturar 100g de farinha, o fermento e a água. Aí vc espera crescer..
      Vou consertar a receita..
      Obrigada

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conserva de Berinjela Siciliana

Receita antiga, com o passar do tempo e a liberdade maravilhosa que a cozinha nos proporciona, ganha um toque aqui, uma pitada ali e vai se transformando na sua receita daquele prato tradicional. Com a conserva de berinjela siciliana não é diferente! Hoje eu trago a versão do culinarista Álvaro Rodrigues, adaptada por Aline, do blog Delícia dos 30  http://deliciasdos30.blogspot.com.br  . Eu testei e aprovei! Sempre usei a receita ensinada pela professora Ângela Morata que é um pouco diferente, mas agora inseri esta nova versão no meu caderno. Se eu fosse você não deixaria de anotar e, principalmente, de fazer, com a certeza do sucesso garantido seja para receber uns amigos, presentear junto a uma garrafa de vinho ou saborear com a família. Gostei muito da forma com que a Aline, que diz que a receita abaixo é uma versão Berinjela Picante do Álvaro Rodrigues, ilustrou o passo a passo e, por isso, resolvi colocá-lo aqui. Ela tirou da receita dele três ingredientes por opção. Uva passa, p

Biscoito de Nata e Goiabada

Quando vai chegando o fim da tarde, junto vem aquela vontade de fazer um lanchinho. Que tal um biscoitinho com café? Adoro fazer biscoitos! Comer então, nem se fala! Vivo procurando receitas gostosas e diferentes, Numa destas buscas, encontrei o beliscão de nata e goiabada no blog Cozinha e Poesia  http://cozinhaepoesia.blogspot.com/  . Maravilhoso!!! Testei, aprovei e resolvi compartilhar aqui com vocês. Preparem os vidros que esta receita rende cerca de 150 biscoitos. Quanto tempo isso vai durar na sua casa? Ou você está pensando em comercializar? Um beliscão com gosto de quero mais pra comer a qualquer hora é sucesso garantido. Arregacem as mangas, lavem as mãos e vem comigo pra cozinha! Ingredientes: 2 avos médios 1 xícara (chá) de nata retirada do leite integral 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo Raspas de limão 400 gr. de goiabada cortada em tirinhas Açúcar para finalizar e envolver o

Curso de desidratados - Um pouquinho do nosso curso

Maçã com canela Estufa mista - tá bonita! maçã verde, manga, kiwi, mamão, jaca... Saladinha de frutas  Embalando à vácuo Produtos embalados à vácuo