Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro 6, 2013

Pão de mel da Márcia Cisneiros

Márcia Cisneiros  é uma amiga da família que cozinha maravilhosamente bem. Aprendi em seu livro de receitas a fazer o melhor bolo de chocolate,  o melhor pão de mel e o melhor bolo de rolo... Atualmente ela se dedica a pintura e faz lindos quadros... Obrigada Márcia !!!!  Embalo - Márcia Cisneiros  Ingredientes: 500 g de açúcar mascavo 2 xicaras de água 4 ovos peneirados 1 e ½ xícaras de farinha de trigo ½ colher de café de cravo em pó ½ colher de cha de canela em pó 2 colheres de sopa de chocolate em pó 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 1 xicara de leite 1 xicara de mel ½ kg de chocolate próprio para cobertura Doce de leite para rechear (opcional) Modo de fazer: Em uma panela, leve o açúcar mascavo com a água por 20 min, ou até engrossar. Deixe esfriar. Bata as claras em neve e reserve. Misture a calda às especiarias. Acrescente o chocolate e o bicarbonado de sódio dissolvido no leite e às gemas. Por último acresce

Broinha de milho

Amo broa de milho!!! Tem que ser fofinhas e molhadinhas...hum... Ingredientes: 1 xic. de leite 1 xic. de água 1 xic. de óleo Erva doce à gosto 1 xic. de fubá 1 xic. de farinha de trigo ½ xic. de açúcar 6 ovos Farinha de trigo para enfarinhar 1 pitada de sal. Modo de fazer: Em uma panela, leve ao fogo o leite, a água, o óleo e a erva doce ate ferver. Desligue. Adicione o fubá, a farinha de trigo e o açúcar aos poucos, mexendo sempre. Ligue o fogo novamente e com o fogo baixo, mexa até a massa desgrudar do fundo da panela. Acrescente os ovos um a um. Umideca uma xícara com água e coloque farinha. Esvazie para que a xícara fique enfarinhada. Coloque uma colher de sopa da massa na xícara e circule-a, até formar uma bolinha. Vire a massa dentro de um tabuleiro untado e enfarinhado. Deixe espaço entre as bolinhas. Deixe descansar 30 min. e asse em forno médio pré-aquecido por 40 minutos ou até dourar.

Pão de ervas

Ingredientes: 2 xícaras de leite morno 2 colheres de sopa de açúcar 1 xícara de óleo 3 ovos 2 pacote de fermento 1 colher de sopa rasa de sal 1 kg de farinha de trigo Ervas finas - manjericão, orégano, salsa e cebolinha (se tiver outras ervas como alecrim e sálvia também pode usar. As ervas podem ser frescas ou desidratadas.) Modo de fazer: Misturar o fermento, o leite e o açúcar. Mexer e deixar fermentar até dobrar de tamanho. No liquidificador : Bater o óleo, os ovos, o sal e o leite. Adicionar o fermento levedado. Passar para uma vasilha e acrescentar as ervas finas e a farinha de trigo aos poucos. Sovar bem a massa (ou seja, amassar bastante). Se precisar acrescentar um pouco mais de farinha de trigo (vai depender do tamanho dos ovos que você usar). A massa fica um pouco grudenta. É normal. Dividir em 4 partes e deixe crescer por 40 minutos em forma de bolo inglês(de preferência, mas pode ser feita em tabuleiro aberto). A forma deve ser u

Compota de morango

Ingredientes: 1 kg de morango pequeno maduros e firmes Suco de 1 limão 700 g de açúcar 4 colheres de sopa de rum Modo de fazer:  Em uma panela alta, coloque amadas alternadas de morango e açúcar. Por cima, adicione o suco de limão, tampe e deixe descansar por 24 horas fora da geladeira. Após este tempo, leve a panela ao fogo. Quando começar a ferver, deixe no fogo por 5 minutos, mexendo pouco. Acrescente o rum. Retire a espuma que sobe com uma escumadeira. Coloque em potes de vidros. Esterilize ou guarde na geladeira. Sirva com creme de leite ou com sorvete de creme. Rendimento: 2 potes (do tipo que vem com palmito)

Helena Meirelles - "A Dama da Viola"

Helena Meirelles é uma das melhores violeiras que o Brasil já teve. Conhecida como "A Dama da Viola"... Helena Meirelles no programa (trecho) do Clodovil, gravado em 1992. É um programa todo de entrevista com a Helena (e a Maitê Proença), com a execução de 2 músicas ao fim do programa. Trecho do documentário "Dona Helena", onde é exibida a passagem desta gravação do ano de 1994. Especial da TVE de MS - Som do Mato - 3º Festival do Mercosul - Helena Merelles Helena Meirelles, Mário Araújo e Milton Araújo no "falecido" programa "Brasil Rural".

Crianças tocando violão - Impressionante